Cadela de dois anos morre na sequência de agressões de um homem de 80 anos

Cadela de dois anos morre na sequência de agressões de um homem de 80 anos


Homem foi condenado a pagar uma coima de 650 euros.


Um homem de 80 anos foi condenado pelo Juízo Local Criminal de Leiria a pagar uma coima de 650 euros pela prática de um crime de maus-tratos a animais.

Segundo uma nota da Procuradoria da República da Comarca de Leiria, o arguido foi condenado a cem dias de multa, à taxa diária de seis euros e cinquenta cêntimos, por ter ficado provado que agrediu uma cadela de uma terceira pessoa.

"Em junho de 2019, num terreno situado no concelho de Leiria, [o arguido] desferiu várias pancadas, com uma moca em madeira, na zona da cabeça de uma cadela, de 27 meses de idade, pertencente a outra pessoa, que a detinha desde pequena e com a qual havia estabelecido fortes ligações afetivas", lê-se no comunicado divulgado.

Na sequência dos maus-tratos, o animal "sofreu hemorragia dos septos nasais e acabou por morrer, numa clínica veterinária para onde foi transportada por terceiros".

A sentença, proferida a 02 de dezembro de 2021, e só agora divulgada, ainda não transitou em julgado.

O processo, na fase de inquérito, foi dirigido pelo Ministério Público da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais do Comando Territorial de Leiria da GNR.