Linha Saúde 24 terá novo algoritmo que permitirá maior fluidez

Linha Saúde 24 terá novo algoritmo que permitirá maior fluidez


Marta Temido avisa, contudo, que, devido ao maior número de novos casos de covid-19, “as melhorias, provavelmente, vão sentir-se muito ligeiramente”.


A ministra da Saúde avançou esta terça-feira que a Linha Saúde 24, que está em sobrecarga, terá "nas próximas horas" um novo algoritmo que permitirá "uma maior fluidez do encaminhamento" das chamadas.

Em declarações à agência Lusa, Marta Temido informou que "os algoritmos de trabalho e de encaminhamento têm estado a ser revistos nos últimos dias, nas últimas horas, e acabaram de ser revistos pela Serviços Partilhados [do Ministério da Saúde] e pela Direção-Geral da Saúde", sendo que se estima que, nas próximas horas a linha possa estar com um "algoritmo diferente na linha que permita uma maior fluidez do encaminhamento".

No entanto, avisou a responsável, devido ao crescente número de casos de covid-19, "as melhorias, provavelmente, vão sentir-se muito ligeiramente".

"Sabendo que neste momento os níveis de serviço não são aqueles que prestávamos e a que a Linha Saúde 24 nos habituou, temos que ter a perceção de que neste momento estamos com largos milhares de contactos a acontecerem ao mesmo tempo e que isso gera sobrecarga", sublinhou Marta Temido.