Lojas do Cidadão. Alargamento do horário de funcionamento permitiu multiplicar por 2,5 capacidade de resposta dos serviços

Lojas do Cidadão. Alargamento do horário de funcionamento permitiu multiplicar por 2,5 capacidade de resposta dos serviços


Iniciativa Casa Aberta vai manter-se nos próximos sete sábados.


O alargamento do horário de funcionamento das Lojas do Cidadão, através da modalidade Casa Aberta, permitiu multiplicar por 2,5 a capacidade de resposta dos serviços, informou, esta quarta-feira, o Governo.

Sublinhe-se que aos sábados, os balcões que aderiram à Casa Aberta passaram a ter um horário de atendimento entre as 09h00 e as 22h00, reduzindo os pedidos pendentes devido à pandemia.

“No sábado, 2 de outubro, foram feitos cerca de 5.500 atendimentos para pedido, renovação, entrega e alteração de morada do Cartão de Cidadão (CC) e pedido e entrega do Passaporte, nos balcões das 9 Lojas de Cidadão e do Campus da Justiça que estiveram em funcionamento na modalidade de Casa Aberta, entre as 9 e as 22 horas”, revela, em comunicado, o gabinete da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.

“O alargamento do horário de funcionamento dos balcões com uma capacidade máxima de atendimento instalada permitiu multiplicar por 2,5 a resposta dos serviços, face ao sábado anterior e contribuiu para atenuar o número de pendências que resultou do encerramento dos serviços presenciais durante o período pandémico”, acrescenta.

Sublinhe-se que a iniciativa Casa Aberta vai manter-se nos próximos sete sábados, nas Lojas de Cidadão das Laranjeiras, Saldanha, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e nos balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa.

Além disso, os serviços relacionados com o CC e o Passaporte estão também disponíveis de segunda a sexta-feira, nos locais de atendimento e horário normais, quer por via de agendamentos já efetuados, que se mantêm, quer através de atendimento espontâneo.

Na mesma nota, o Governo recorda que os documentos, cuja validade tenha expirado a partir de dia 24/02/2020, continuam a ser aceites até 31 de dezembro deste ano para todos os efeitos legais.