A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou, esta quarta-feira, que recomenda a administração de uma dose adicional da vacina contra a covid-19 para pessoas com mais de 16 anos e com imunossupressão.
A decisão surge após o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) ter recomendado a terceira dose a pacientes imunodeprimidos.
{relacionados}
Em comunicado, a DGS informa que atualizou a norma 002/2021 com vista à administração da terceira dose da vacina em "pessoas com mais de 16 anos e em condições de imunossupressão".
A atualização da norma “prevê a administração de uma dose de vacina de mRNA com um intervalo mínimo de três meses após a última dose do esquema vacinal anteriormente realizado”.
“Esta recomendação é uma nova oportunidade de vacinação, dentro do esquema inicial estipulado, e tem como objetivo salvaguardar a eficácia das vacinas em pessoas com imunossupressão que possam não ter alcançado o nível de proteção adequado”, acrescenta.