O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), desta quinta-feira, revela que, nas últimas 24 horas, foram confirmados 2.708 novos casos de covid-19 em Portugal e mais 11 mortes associadas à doença, elevando para 995.949 o total acumulado de infetados no país desde o início da pandemia e para 17.525 vítimas mortais.
Lisboa e Vale do Tejo foi a região que registou um maior número de casos diários, com mais 1.036 contágios, seguindo-se, imediatamente, o Norte, com mais 915 casos. No Centro há mais 290 infetados, no Algarve 257 e no Alentejo 130. No arquipélago da Madeira foram confirmadas 49 novas infeções e no dos Açores mais 31.
Já os 11 óbitos ocorreram todos em território continental: seis em Lisboa e Vale do Tejo, dois no Norte, dois no Alentejo e um no Algarve.
Segundo o boletim, o número de internamentos voltou a registar uma descida significativa, pelo terceiro dia consecutivo. Neste momento, estão hospitalizadas 754 pessoas com covid-19, menos 31 do que no balanço anterior. Nos cuidados intensivos encontram-se 169 doentes, menos 12 do que ontem.
Nas últimas 24 horas, 2.209 pessoas recuperaram da doença, elevando o total de recuperados para 934.017.
Atualmente existem 44.407 casos ativos da doença, mais 488 do que ontem, e as autoridades de saúde têm 57.278 contactos em vigilância.
O rácio de transmissibilidade (Rt) e a incidência de novos casos não foram atualizados, pelo que se mantêm inalterados face aos dados divulgados ontem.
Assim, a incidência nacional é de 326,5 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e no continente é 331,6. Já o Rt situa-se nos 0,94, quer a nível nacional, quer quando se considera apenas o território continental.