“Fora Bolsonaro”. Milhares pedem impeachment de Bolsonaro

“Fora Bolsonaro”. Milhares pedem impeachment de Bolsonaro


Os protestos decorreram depois de Jair Bolsonaro ter convocado manifestações de apoio ao seu governo há duas semanas.


Milhares de pessoas manifestaram-se este sábado em várias cidades do Brasil contra o Presidente Jair Bolsonaro, criticando a gestão da pandemia da covid-19, que já provocou cerca de 460 mil mortes no país.

 

Segundo a agência France-Presse (AFP), no centro do Rio de Janeiro, cerca de 10.000 pessoas participaram no protesto, organizado por movimentos de esquerda e estudantis, gritando “Fora Bolsonaro” e “Genocídio de Bolsonaro”, numa referência às vítimas da covid-19 no Brasil.

Para os manifestantes, muitas das mortes de covid-19 poderiam ter sido evitadas se a abordagem no controlo da pandemia tivesse sido outra e se o governo brasileiro tivesse lançado a campanha de vacinação mais cedo.

Nos atos de protesto, que decorreram em várias cidades brasileiras, como Salvador (nordeste), Brasília e Belo Horizonte (sudeste), os manifestantes acusaram ainda Bolsonaro de racismo e criticaram-no por promover o desmatamento da Amazónia.

As organizações das manifestações pediram aos participantes para adotarem as medidas de prevenção da covid-19 e distribuíram máscaras e gel desinfetante.

Os protestos decorreram depois de Jair Bolsonaro ter convocado manifestações de apoio ao seu governo há duas semanas.

Segundo o Instituto Datafolha, a popularidade de Bolsonaro caiu para 24%, o nível mais baixo da sua Presidência.

Hoje foi anunciado que governadores de 18 das 27 unidades federativas brasileiras recorreram na sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir que sejam convocados para depor numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre falhas na pandemia.