O anúncio pode bem ser este: ‘Tem dois mil euros para gastar por dia? Então venha até ao Algarve e nós tratamos de o fazer feliz’ – ou pelo menos gastar essa quantia sem ir ao casino. É que o Algarve tanto tem o mais caro como o mais barato, sendo por isso uma região única.
As ofertas luxuosas não faltam, bem como os programas com tudo incluído. E por incluído não estamos a falar de resorts que oferecem uma pulseira permitindo aos hóspedes consumirem as bebidas e a comida que muito bem entenderem à volta de uma piscina cheia de turistas com escaldões na pele. Aqui estamos a falar de hotéis clássicos ou de charme, com todas as mordomias, desde massagens orientais, aos melhores champanhes no quarto para acompanhar caviar, ou até viagens de helicóptero, de barco ou de carro, neste caso, no autódromo de Portimão para acelerar nos carros de competição.
Mas vamos a alguns exemplos práticos, que revelam como a pandemia parece ter sido esquecida já que alguns hotéis estão esgotados para agosto e têm os seus sites fechados para reservas.
Um dos hotéis mais luxuosos do Algarve é o Vila Vita Parc, em Porches. Neste momento, as reservas já são limitadas mas para um casal, uma semana em agosto, o valor ronda os 7200 euros, com todas as mordomias incluídas como ginásio, personal trainer, champanhe e morangos no quarto… Se não lhe apetecer andar pela confusão da EN125 ou da Via do Infante e optar por ficar no hotel de charme, pode sempre ir ao restaurante Ocean, onde será servido pelo chef Hans Neuner, duas estrelas Michelin. Não conte com menos de 250 euros por pessoa se não quiser fazer figura de pelintra. Quando se vai passar férias ou jantar a um espaço como a Vila Vita não é para poupar nem pensar no dinheiro.
A 15 minutos de distância, pela estrada M526, fica outra das catedrais do luxo algarvio: a Vila Joya, boutique hotel. Neste caso, se não fez a reserva pode esquecer, pois está esgotado para os próximos tempos. Os preços não devem andar muito longe dos da Vila Vita, e se não pode dormir pode sempre tentar ir jantar. Na cozinha do restaurante está o chef Dieter Koshina, também ele estrelado duplamente pelo guia Michelin. ao restaurante com o memso nome
Já no Conrad Hotel, um dos hotéis mais conhecidos da Quinta do Lago, já não há vagas para agosto. Aqui, sete noites, de 1 a 7 de setembro, na King Grand Deluxe Suite with pool view, com o complemento de pequeno almoço e wifi para dois adultos e duas crianças, o custo ascende aos 8253 euros totais, o que dá 1179 euros por noite.
Se não está contente com o Conrad, pode sempre fazer as seis rotundas do empreendimento criado por André Jordan e tentar alojar-se no Hotel Quinta do Lago, onde umas férias em família para dois adultos e duas crianças na grand suit com dois quartos custam, para uma semana em agosto, 15475 euros. No entanto, a estadia traz consigo vários luxos incluídos como pequeno almoço, champanhe e trufas no quarto todos os dias e até massagens clássicas de relaxamento.
Claro está que quem adora extravagâncias e não tem dinheiro para sonhar com uma noite nestes hotéis, pode sempre tentar ir beber um copo ao bar e saborear lentamente a bebida. Ou, quem sabe, apenas ir tomar o pequeno-almoço.
No Bela Vista Hotel & Spa é dada a recomendação que não é aconselhável a crianças e por isso, prevê-se ser o local ideal para passar umas férias a dois, sem a gritaria dos mais novos. Há quem diga que é discriminatório e há quem pense que é apenas uma alternativa. Assim, uma semana em agosto na suite do hotel, acrescentando outros serviços como massagem, champanhe ou shuttle, ficará por 7880 euros.
Sem precisar de fazer nada Mas se a ideia de passar férias num hotel não é para si, existem outras opções de luxo. A SandyBlue, por exemplo, proporciona férias de luxo nas “melhores vivendas do Algarve desde 2006”, no Triângulo Dourado — Vale do Lobo, Quinta do Lago e Vilamoura. Dependendo da localização e do número de pessoas, os preços variam consideravelmente.
Exemplo: em agosto, é possível ficar na Fazenda Nova Country House por 37191 euros. O preço é elevado mas vale a pena. Para já é preciso dizer que dá para levar a família inteira: conta com 15 quartos, 19 casas de banho e fica localizada na pequena aldeia de Estiramantens perto de Moncarapacho. Mas a SandyBlue tem opções mais económicas se não precisar de tanto espaço. Destaque, por exemplo, para o Resort Encosta do Lago, que conta com dois quartos e fica a 3154 euros por uma semana em agosto.
Para juntar a este luxo, é possível ter luxo a dobrar e levar a casa chef, cabeleireiro, serviço de massagens entre outros.
Um luxo diferente Além de hotéis, casas ou moradias, porque não passar as suas férias num barco? É possível. Entre os vários serviços disponíveis está o site Barco Casa conta, tal como o nome indica, vários barcos em forma de casa ideais para férias. Disponível para agosto está Barco Casa Barra Nova que conta com dois pisos, tudo aquilo que é possível encontrar numa casa e uma vista de cortar a respiração sobre a Ria Formosa por 2470 euros para uma semana para duas pessoas.
Mas há outros serviços como o do AlgarvExclusive onde, em julho e agosto, é possível conseguir um preço semanal de 4800 euros que vai diminuindo consoante o número de pessoas. No entanto, o preço pode aumentar conforme as ‘mordomias’ que o cliente escolher como o facto de ter um tripulante a bordo.
Como é fácil de concluir, há quem opte por este luxo, enquanto outros, mesmo tendo muito dinheiro, entendem que o melhor dos luxos em agosto é precisamente fugir do Algarve. Boas férias.