Rastreio nas escolas identifica 340 casos em mais de 225 mil testes

Rastreio nas escolas identifica 340 casos em mais de 225 mil testes


Alunos também já começaram a ser testados.


O Ministério da Educação fez saber, através de comunicado, que os rastreios à covid-19 que decorreram nas escolas, na semana passada, identificaram 340 casos positivos em mais de 225 mil testes, que incluiu também alunos.

Além de estabelecimentos do ensino secundário, foram ainda realizados testes à covid-19 nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos em concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

No total, os 340 casos positivos, representam uma taxa de positividade de 0,15%, próxima dos 0,1% registados na fase anterior.

A tutela defende assim que com este resultado fica demonstrado que “também os alunos contribuem indubitavelmente para a afirmação das escolas como lugares seguros".

No mesmo comunicado, o ministério faz questão de sublinhar que "paralelamente a esta testagem massiva em ambiente escolar, são feitos testes regulares de saúde pública, nomeadamente aquando da deteção de casos positivos, procurando identificar-se e quebrar-se cadeias de transmissão, dentro e fora dos portões das escolas".