ModaLisboa: A primeira edição digital acessível a todos

ModaLisboa: A primeira edição digital acessível a todos


A edição da ModaLisboa, que começou no dia 15 de abril, é a primeira 100% digital, oferecendo assim a possibilidade a todos de acompanharem as apresentações das coleções de mais de 20 marcas e designers.


Esta é a 56.ª edição e acontece 30 anos depois da 1.ª, que decorreu em abril de 1991 no Teatro São Luiz. Nessa altura, 13 criadores apresentaram coleções para o inverno de 1991/92. Mas, este ano, entre os dias 15 e 18 de abril, serão mais de 20 as marcas e criadores nacionais a apresentarem as suas propostas e, à semelhança da edição anterior, sem estação associada. 

Segundo a organização, estes quatro dias servem “para celebrar a Moda de autor, debater Sustentabilidade e Futuro, conhecer a fundo projetos internacionais e a indústria têxtil nacional, comprar Design português e assistir ao encontro entre Moda e inovação”.

Através de uma aplicação para telemóveis e 'tablets', de uma aplicação 'TV' para clientes Meo, de um ‘microsite’ e das contas da ModaLisboa nas várias redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), será possível ver, além dos clássicos desfiles, entrevistas, reportagens de bastidores, conversas, 'workshops', uma “exposição digital de talento” e ainda fazer compras numa loja 'online'.

O programa das ‘Fast Talks’ e ‘Designer Talks’, incluirá “conversas com especialistas, designers, ‘players’ da indústria, e com todos os que fazem este setor e que continuam a ter muito para ensinar, para partilhar, para incutir mudança”.

Os ‘workshops’, serão “dirigidos a profissionais, estudantes e entusiastas, apenas acessíveis por registo”, e nas ‘Story Sessions’, “ diversos fazedores de mudança irão abrir uma janela para o futuro, fazendo um estado da arte da inovação”.

As compras online poderão ser feitas numa loja temporária, apelidada de ‘Wonder Room’. Cada peça disponível encaminhará o consumidor para a loja 'online' do Designer ou marca, onde se efetua a compra direta, reforçando a partilha e o tráfego dos pontos de venda dos criadores nacionais”, explica a organização.

Além disso, serão também apresentadas as coleções dos cinco finalistas do Sangue Novo, concurso destinado a finalistas de cursos superiores de Design de Moda de escolas nacionais e internacionais e jovens ‘designers’ em início de carreira.

Entre as marcas e criadores que apresentam coleções nesta edição estão os nomes  Béhen, Nuno Baltazar, Awaytomars, Hibu, Buzina, Constança Entrudo, Valentim Quaresma, Carlos Gil, Gonçalo Peixoto, Luís Carvalho, Ricardo Preto e Ricardo Andrez.

Em outubro do ano passado foram escolhidos para passar à final Andreia Reimão, Ari Paiva, Arndes, Fora de Jogo e Rafael Ferreira. Cada um recebeu mil euros para preparar a coleção que irá apresentar nesta nova edição.

Ao prémio principal, atribuído em parceria com a escola italiana Polimoda que consiste num mestrado em Design de Moda ou em Design de Coleção mais uma bolsa de 3.500 euros; ao prémio em parceria com a Tintex Textiles que se traduz numa residência de três semanas na empresa mais uma bolsa de dois mil euros, nesta edição, junta-se um outro no valor de 1.500 euros, que resultará da votação do público.

A 56.ª edição da ModaLisboa, corganizada com a Câmara Municipal de Lisboa, será a primeira em que todos os desfiles são acessíveis ao público em geral, e não apenas a imprensa e convidados.

Todas as informações sobre os horários e sobre como acompanhar a 56.ª edição podem ser consultadas em www.modalisboa.pt