Festival de Glastonbury regressa em edição online com cinco horas de concertos em stream

Festival de Glastonbury regressa em edição online com cinco horas de concertos em stream


Coldplay, Damon Albarn, Michael Kiwanuka e Jorja Smith são alguns dos nomes que atuarão no recinto do histórico festival inglês, na quinta Worthy Farm.  A emissão terá lugar dia 22 de Maio e será acessível às pessoas que comprarem o bilhete no valor de 23€.


Costuma acolher todos os anos mais de 200 mil pessoas que aguardam as atuações dos seus artistas preferidos, mas desde 2020 o Festival foi obrigado a fechar portas aquando da pandemia da COVID-19. Este ano, o festival volta a não se realizar com a normalidade pretendida, porém a organização anunciou uma edição alternativa do festival, com uma transmissão de gravações de concertos online e ao vivo ao longo de cinco horas. Os bilhetes já estão à venda e o acesso ao stream custa 23 euros.

A edição digital do festival está agendada para 22 de maio, com um livestream mundial de concertos de artistas como Coldplay, Jorja Smith,Haim, Damon Albarn,Idles, Kano, Wolf Alice, Michael Kiwanuka e DJ Honey Dijon. A hora de começo está apontada para as 19h portuguesas e a sua realização está sob responsabilidade do cineasta Paul Dugdale.

A transmissão será feita a partir da quinta que historicamente acolhe os concertos do Glastonbury chamada “Worthy Farm”, situada no vale de Somerset, no Reino Unido. É ali que são montados os palcos do festival, como o Pyramid Field e o Stone Circle e a organização já publicou um trailer oficial onde se podem observar os cenários a partir dos quais os concertos serão transmitidos.

O objetivo é que os espectadores possam ter a experiência do festival, mesmo que em formato digital. A promotora portuguesa foi informada de que a produção será "interrupta" e “realizada como se de um filme se tratasse”. Os espectadores serão ainda presenteados com várias performances-surpresa. Entre atuações, alguns convidados surpresa guiarão os espectadores pela história do vale no Somerset em que o festival decorre.

As receitas da transmissão reverterão para três instituições de solidariedade associadas a Glastonbury, Oxfam, Greenpeace e WaterAid e servirão também para o financiamento da já anunciada edição de regresso em 2022.

A organização explica, no site oficial do evento, que os espectadores que comprarem bilhete receberão um e-mail sete dias antes do evento com o respectivo link que dará acesso às transmissões do festival. Esse link não é partilhável e não será possível ser visto em mais do que um dispositivo em simultâneo, podendo ser acedido a partir de computador, telemóvel, tablet ou até Play Station, X Box e Smart TV.

É recomendável que os portadores de bilhetes assistam às transmissões em tempo real e em direto, pois por razões técnicas é pouco provável que se possa puxar o stream para trás. Também não deverá ser possível parar a transmissão e retomar no mesmo ponto, ao longo do livestream.

Foram dadas ainda algumas sugestões adicionais da organização, deixadas no site oficial: “Recomendamos que verifiquem se o vosso router de WiFi está a funcionar de forma correta e se conseguem ligar-se bem à internet. A parte disso, não se esqueçam de pôr umas bebidas no frigorífico e encomendar aquela pizza…”.