Berlim defende projeto Nord Stream 2

Berlim defende projeto Nord Stream 2


A França pediu à Alemanha para abandonar o projeto deste gasoduto, que deveria ligar a Alemanha à Rússia, devido à repressão de manifestações de apoio ao opositor russo Alexei Navalny.


O Governo alemão defendeu hoje o controverso projeto de gasoduto Nord Stream 2, que liga a Rússia à Alemanha, apesar dos apelos franceses para o abandonar face à repressão de manifestações de apoio ao opositor russo Alexei Navalny.

 

"O Governo federal não alterou a sua posição de base" em relação ao assunto, afirmou Martina Fietz, porta-voz do Governo alemão, depois de o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros francês, Clément Beaune, ter apelado a Berlim para abandonar o projeto do gasoduto.

Hoje, em declarações à rádio France Inter, e ao pedir à Alemanha para abandonar o projeto, Beaune lembrou que já foram adotadas sanções contra a Rússia, mas salientou que poderiam ser impostas outras.

"Sanções já adotámos e poderíamos adotar [outras], mas devemos ser lúcidos: isso não é suficiente. A opção do Nord Stream é uma que pode ser considerada. Hoje é uma decisão alemã porque é um gasoduto que [chega] à Alemanha. Sempre dissemos que tínhamos as maiores dúvidas sobre este projeto", afirmou

Admitindo que as autoridades francesas estariam a favor do abandono do Nord Stream 2, Beaune lembrou que a França já tinha manifestado as reservas antes do "Caso Navalny", embora nunca tenha falado tão claramente, de forma pública, a esse respeito.