Milhares de estudantes e professores na Grécia manifestaram-se contra o estabelecimento de patrulhas policiais nas universidades, em concentrações que desafiam as medidas de contenção da pandemia de covid-19.
Nas duas maiores cidades gregas, Atenas e Tessalónica, mais de quatro mil estudantes e professores – usando máscaras de proteção contra o novo coronavírus, mas rompendo a proibição de concentração de mais de 100 pessoas decretada pelo Governo, na terça-feira, para conter a pandemia de covid-19 — manifestaram-se contra as reformas educacionais, que incluem planos para criar patrulhas policiais nos 'campus' universitários.
"Não aos polícias nas universidades", gritavam os estudantes, que também exigiram a reabertura dos estabelecimentos de ensino, que estão encerrados há vários meses, no âmbito das medidas de confinamento estabelecidas pelo Governo.
O Ministério da Educação grego elaborou um projeto de lei que prevê a criação de um corpo especial de polícia, destinado a garantir a segurança nos estabelecimentos de ensino superior, que têm sido frequentes vezes alvo de violência.
Contudo, estudantes e reitores contestam esta medida, alegando que contraria o estatuto de autonomia das universidades, segundo o qual a polícia apenas pode intervir nos 'campus' a pedido das reitorias.