Espanha e Inglaterra.  Dia D: dérbis  em primeiro plano

Espanha e Inglaterra. Dia D: dérbis em primeiro plano


Real Madrid recebe o líder invencível Atlético de Madrid. Em Old Trafford, United defronta o City. Equipas de Manchester são também vizinhas na tabela da Liga inglesa.


O fim de semana já espreita – e com sábado de dérbis no campeonato espanhol e inglês. Real Madrid e Atlético de Madrid cruzam-se na 13.ª jornada da prova, após ambos terem garantido o passaporte para os oitavos-de-final da Champions: apesar do percurso com vários sobressaltos, os merengues asseguraram a qualificação como cabeças-de-série (Grupo B); enquanto os colchoneros terminaram em segundo lugar do Grupo A, com o apuramento a ficar igualmente carimbado na última jornada do agrupamento, com o triunfo em solo austríaco, diante do Salzburgo. Já na Liga vizinha, as contas apresentadas ajudam a explicar os momentos distintos das duas equipas. A equipa de Diego Simeone chega ao Bernabéu numa altura em que lidera isolado a prova, com o impressionante registo de 8 vitórias e dois empates (21 golos marcados contra apenas dois sofridos). João Félix e companhia são neste momento perseguidos pela Real Sociedad e Villarreal, segundo e terceiro classificados, com 25 e 21 pontos – mas, atenção, ambos já com mais duas jornadas disputadas que o Atlético. Em quarto lugar surge então o Real Madrid (20 pontos), com desvantagem de 6 para o topo da tabela e mais um jogo realizado: após 11 jornadas, regista 6 vitórias, 3 derrotas e 2 empates.

Embora o apuramento para a fase a eliminar da principal prova da UEFA tenha sido uma prova de fogo superada com sucesso, o clima quente que se vive no balneário orientado por Zidane não dá para apagar: o treinador francês chegou mesmo a ser apontado à porta de saída mas o último triunfo – e a exibição sólida –, frente ao Borussia M’gladbach, vieram dar dado novo fôlego aos blancos.

Com vida mais complicada em solo espanhol parece estar ainda assim Ronald Koeman. O treinador do Barcelona tem o lugar ainda mais em risco depois de nova derrota, desta vez frente à Juventus de Cristiano Ronaldo. Os blaugrana já tinham garantido a presença nos oitavos da Champions, mas este desaire fez com que terminassem o agrupamento como não cabeças-de-série (2.º lugar). Ainda antes da derrota com o emblema de Turim, o conjunto de Messi tinha sido surpreendido pelo Cádiz, na 12. ª jornada da La Liga. Debaixo de fogo, o clube catalão pode ser encontrado a meio da tabela, com uma desvantagem de 12 pontos para o líder (e as mesmas 10 rondas disputadas que o Atlético Madrid). No domingo, o Barça defronta o Levante.

Vizinhos também na tabela Em Old Trafford, o United vai receber o City, em partida da ronda 12 da Premier League. Os dois emblemas de Manchester são também vizinhos na tabela da Premier League, com os red devils em 6.º lugar, com 19 pontos, e os citizens em 7.º, com 18. Já nas provas europeias, o rumo deixou de ser semelhante: a turma de Bruno Fernandes transitou para a Liga Europa, ao contrário de Bernardo Silva, João Cancelo e Rúben Dias, que garantiram o apuramento na Liga dos Campeões. A Liga inglesa é atualmente liderada pelo Tottenham de Mourinho e Liverpool, ambos com 24 pontos – visitam o Crystal Palace e Fulham, respetivamente, no domingo.