Esta quinta-feira espera-se uma tempestade solar no planeta Terra, que pode até afetar as telecomunicações e redes de eletricidade, informou a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA).
Tudo porque na segunda-feira, o sol registou um novo período de atividade solar com a maior explosão na sua superfície dos últimos três anos.
E o que implica esta tempestade que deve durar até sexta-feira? Podem ocorrer auroras boreais em lugares onde não costumam aparecer, como no Iowa, Oregon e Pensilvânia, nos Estados Unidos. A tempestade pode causar ainda falhas em satélites, eletricidade, GPS, e telecomunicações, uma vez que os ventos solares vão interferir com o campo magnético da Terra. Mas não se preocupe: este fenómeno não traz qualquer ameaça à vida humana.
Geomagnetic Storm Watches in effect Dec 9 – 11, 2020, due to anticipated CME effects. The CME occurred on December 7th, and was associated with a C7 flare from Region 2790. For the full story visit https://t.co/mzq8JTer8q @NWS pic.twitter.com/EKOKtiyz3e
— NOAA Space Weather (@NWSSWPC) December 8, 2020