Papa não vai receber o secretário de Estado para não influenciar eleições norte-americanas

Papa não vai receber o secretário de Estado para não influenciar eleições norte-americanas


Papa Francisco, que já recebeu Mike Pompeo em outubro do ano passado, não recebe personalidades políticas durante as campanhas políticas, para evitar qualquer tipo de instrumentalização.


O Papa Francisco não vai receber o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que na próxima semana vai fazer uma visita a Itália, alegando que seria um gesto que poderia interferir na campanha eleitoral.

A decisão de Francisco surge numa altura em que os Estados Unidos crtiticam a abordagem do Vaticano à China.

Francisco, que já recebeu Pompeo em outubro do ano passado, não recebe personalidades políticas durante as campanhas políticas, para evitar qualquer tipo de instrumentalização.

No entanto, o candidato presidencial norte-americano Joe Biden vai reunir-se com o secretário de Estado e número dois do Vaticano, Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados, Paul Gallagher.

Durante sua visita à Itália, que decorrerá de 29 a 30 deste mês, Pompeo falará na embaixada dos Estados Unidos no decoorrer do simpósio organizado pela Santa Sé sobre o Avanço e a Defesa da Liberdade Religiosa por Meio da Diplomacia.