As tendências do tráfico de droga em tempos de pandemia

As tendências do tráfico de droga em tempos de pandemia


Mais entregas em casa, compras online, tráfico marítimo em vez de aéreo, receios de mais drogas sintéticas. O responsável da PJ pelo combate ao tráfico falou ao i acerca do Relatório Europeu Sobre Drogas de 2020.


Cada vez se apreendem remessas maiores de cocaína, haxixe e heroína na Europa, alerta o mais recente relatório do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência, divulgado ontem. A tendência não é de agora, já vem de há alguns anos, mas mantém-se em tempo de pandemia de covid-19, quando o transporte entre continentes, mesmo com propósitos legais, parece tão complicado.

“Repare, durante a pandemia, a tendência que se verificou foi um decréscimo do tráfego por via aérea. Praticamente desapareceu porque deixou de haver ligações aéreas”, explica ao i Artur Vaz, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária (PJ). 

Leia o artigo completo na edição impressa do jornal i. Agora também pode receber o jornal em casa ou subscrever a nossa assinatura digital.