EUA executaram segundo prisioneiro esta semana

EUA executaram segundo prisioneiro esta semana


Wesley Ira Purkey foi executado no Complexo Correcional Federal de Terre Haute, no Indiana.


Os Estados Unidos executaram ontem, com uma injeção letal, um condenado à morte, a segunda execução na semana em curso, apesar da contestação dos advogados de defesa que consideraram ilegal a condenação alegando demência do sentenciado.

Wesley Ira Purkey foi executado no Complexo Correcional Federal de Terre Haute, no Indiana, depois de ter sido considerado culpado pelo rapto, violação e assassínio de uma jovem de 16 anos.

O Supremo Tribunal abriu caminho para a execução de Purkey ao votar favoravelmente (5-4) poucas horas antes a decisão de avançar para a injeção letal.

Na terça-feira, Daniel Lewis Lee, 47 anos, natural de Yukon (Oklahoma) foi executado, por injeção letal e na mesma prisão federal, a primeira execução de um condenado à morte nos Estados Unidos da América nos últimos 17 anos.

A decisão de retomar as execuções 17 anos depois tem sido criticada como uma "manobra política perigosa" em ano de eleições presidenciais, trazendo a lume um tema que não está na lista das principais preocupações dos norte-americanos.