‘Lets talk about pork from Europe’. Bruxelas investe 7,5 milhões de euros em campanha de ‘desmistificação’

‘Lets talk about pork from Europe’. Bruxelas investe 7,5 milhões de euros em campanha de ‘desmistificação’


Campanha é destinada a Portugal, Espanha e França.


A Comissão Europeia lançou, esta quinta-feira, uma campanha com o propósito de “desmistificar alguns dos mitos mais frequentes sobre a carne de porco”. A campanha "Lets talk about pork from Europe", que terá a duração de três anos, foi um investimento de 7,5 milhões de euros e Portugal, Espanha e França foram os países escolhidos para a desenvolver, tendo em conta a importância que a carne de porco assume na economia local e na dieta mediterrânea. Para o mercado português, está estimado um investimento de 1,4 milhões de euros.

"A carne de porco é uma das mais consumidas em todo o mundo, mas tem sido alvo de mensagens erradas e, por vezes, difamatórias, que associam negativamente a produção de porcos a temas sensíveis ligados ao ambiente, segurança alimentar e bem-estar animal. Esta desinformação, tem levado o público, e especialmente os mais jovens, a substituírem o consumo de carne de porco por outros bens alimentares", lê-se no comunicado.

Em Portugal, cada habitante come, em média, cerca de 44 kg de carne de porco por ano. O setor da suinicultura contribui para o produto interno bruto do país, com um volume de negócio agregado superior a mil milhões de euros. O setor emprega ainda mais de 50 mil habitantes.