“Antibióticos são para combater os vírus”. Gaffe de Costa criticada nas redes sociais

“Antibióticos são para combater os vírus”. Gaffe de Costa criticada nas redes sociais


“António Costa, em plena pandemia, acha que os antibióticos servem para combater vírus. Não admira que isto ande a correr tão mal”, brincou João Miguel Tavares.


O primeiro-ministro foi o convidado de Ricardo Araújo Pereira no programa Isto é gozar com quem trabalha, este domingo, e tentou ter piada ao fazer uma analogia entre a injeção de capital no BES e a vacina para a covid-19, mas o tiro sai pela culatra e António Costa é agora alvo de gozo na internet devido a uma gaffe sobre antibióticos.

"Há uma enorme diferença entre uma vacina e um antibiótico. É que a vacina é para ficarmos imunes aos vírus. E os antibióticos são para combater os vírus. A injeção no BES não foi para nos vacinar, foi para combater os vírus que há no BES", afirmou Costa.

Sublinhe-se que os antibióticos são prescritos para combater bactérias e não vírus.

O erro científico não passou despercebido e as redes sociais encheram-se de referências à gaffe do primeiro-ministro.

A Iniciativa Liberal fez questão de lembrar que o mesmo primeiro-ministro que “irrita com dados científicos” é o mesmo que cometeu o “disparate” de dizer que os antibióticos servem para combater o vírus”.

“Tantas reuniões no Infarmed com técnicos e especialistas e o primeiro-ministro António Costa diz o disparate de que os antibióticos servem para combater o vírus. Assim se percebe melhor por que motivo se irrita com dados científicos. Sem ciência não será fácil combater a pandemia”, lê-se num post publicado no Facebook do partido.

João Miguel Tavares também não deixou passar em branco o ‘lapso’ de António Costa. “António Costa, em plena pandemia, acha que os antibióticos servem para combater vírus. Não admira que isto ande a correr tão mal”, escreveu a acompanhar a imagem do momento da gaffe do chefe de Governo.