O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, fez esta terça-feira uma declaração a confirmar o primeiro caso de Covid-19 no arquipélago. Trata-se de uma turista holandesa que está na Madeira desde 12 de março. A situação foi confirmada segunda-feira à noite, tendo a paciente sido internada e cumprido o processo de isolamento.
"Ontem à noite os serviços de saúde e proteção civil tomaram todas as medidas de isolamento e de prevenção da unidade hoteleira onde [a paciente] esteve presente", declarou Miguel Albuquerque, assegurando que todos com quem contactou estão a ser acompanhados.
O responsável regional pediu a quem está de quarentena para cumprir "escrupulosamente" as regras, enviou às embaixadas um pedido e "a necessidade mandatória" de repatriamento de cidadãos que se encontrem no arquipélago.
Mais, foi determinado o cancelamento imediato de todas as atividades turísticas e serão implementadas medidas de restrição em centros comerciais e mercados, além de outros espaços públicos.
A administração regional fica reduzida ao "indispensável" e Miguel Albuquerque apelou a todos os madeirenses que "continuem em casa".