Luaty Beirão apresenta queixa contra o governador do Banco Nacional de Angola

Luaty Beirão apresenta queixa contra o governador do Banco Nacional de Angola


O ativista pediu para José Lima Massano ser investigado no caso do BESA.


Luaty Beirão entregou uma queixa contra o governador do Banco Nacional de Angola, acusando-o de “comportamentos prejudiciais para o tesouro público e do interesse nacional”.

A carta, entregue com a data de terça-feira, dia 5 de novembro, o ativista acusa José Lima Massano de ter agido contra os interesses angolanos no caso do Banco Espírito Santo de Angola (BESA), no âmbito da projeção do Museu da Moeda e respetiva construção.

Luaty Beirão escreve, na carta a que a Lusa teve acesso, que “todos estes factos indiciam ações extremamente suspeitas e exigem que o Ministério público, superiormente dirigido pelo procurador-geral, inicie de imediato uma investigação criminal”.

“A bem da justiça” que defende que todos querem ver funcionar para todos, o ativista esclarece que não se trata de fazer “juízos prévios” mas sim de “factos documentados que carecem de esclarecimento”.

O também músico exige assim que sejam investigados certos casos como o do Museu da Moeda, que na carta escreve ser “o exemplo perfeito da astronómica sobrefaturação inexplicada de trabalhos, o qual urge investigar”.