Chumbada proposta para repor nome do pavilhão Rosa Mota na Assembleia Municipal do Porto

Chumbada proposta para repor nome do pavilhão Rosa Mota na Assembleia Municipal do Porto


Comunistas defendem que pavilhão deveria designar-se Rosa Mota e que só depois do nome da atleta é que viria a marca comercial Super Bock Arena.


A Assembleia Municipal do Porto chumbou, esta segunda-feira, a proposta da CDU que visava "repor a decisão inicialmente tomada" pela autarquia de alterar a nova designação do renovado pavilhão Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, segundo a agência Lusa.

"Na nossa opinião, o que a Câmara Municipal decidiu não foi isto, por isso, apelamos à câmara para repor a decisão que tomou no dia 18 de novembro do ano passado", defendeu o deputado Rui Sá da CDU.

A proposta dos comunistas foi travada por 22 votos contra, do grupo municipal 'Porto, o Nosso Partido' e do PSD, partido que registou também cinco abstenções.

A CDU defende que o pavilhão deveria designar-se Rosa Mota, nome ao qual se acrescentaria de seguida a marca comercial 'Super Bock Arena'.

Posição semelhante tem o deputado Pedro Lourenço, do Bloco de Esquerda, que sublinhou que a alteração da designação do pavilhão "não teve suporte legal", defendendo que a câmara do Porto deveria "corrigir a decisão".

O socialista Pedro Braga Carvalho é da mesma opinião e reiterou que o acordo estabelecido "não tem validade jurídica própria", e que a "violação ficou finalmente cristalizada".

Por outro lado, o social-democrata Alberto Machado disse ser "absolutamente indiferente" para o PSD a designação do pavilhão, defendendo que a decisão sobre alterar o nome ou não cabe à câmara e não à Assembleia Municipal, que está a fazer um "chiqueiro" sobre a questão, considera.

Já Raul Almeida do grupo municipal 'Porto, o Nosso Partido' lembrou que "pela primeira vez, em 21 anos, o nome da Rosa Mota está na fachada do pavilhão".

Sublinhe-se que em causa está o nome "Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota", que, segundo a atleta, não corresponde ao que tinha sido acordado com a câmara.