FMI. Georgieva alerta para nova crise económica

FMI. Georgieva alerta para nova crise económica


Comunicado foi divulgado no site da instituição


Na sua primeira intervenção enquanto diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva alertou para o facto de a economia mundial ter de estar preparada para enfrentar uma nova crise económica.

"O FMI é uma instituição única, com uma grande história e uma equipa de classe mundial. acredito firmemente no seu propósito de garantir a estabilidade do sistema económico e financeiro global através da cooperação internacional", refere a economista búlgara, num comunicado assinado por si e publicado no site da instituição.

{relacionados}

A nova líder do FMI reconhece que é uma “grande responsabilidade” ter de liderar a instituição numa altura em que “o crescimento da economia mundial continua a dececionar, as tensões comerciais continuam e a dívida alcançou níveis históricos”.

Georgieva explica que a prioridade imediata do FMI é “ajudar os países a minimizarem os riscos de crise e a prepararem-se para lidar com uma desaceleração”. “No entanto, não nos devemos esquecer do nosso objetivo a longo prazo – apoiar políticas monetárias, fiscais e estruturais por forma a construir economias mais fortes e a melhorar a vida das pessoas. Isso implica lidar com questões como desigualdades, riscos climáticos e mudanças tecnológicas”, acrescenta.

Recorde-se que Kristalina Georgieva foi ontem formalmente nomeada diretora do FMI.