Jovem ativista Greta Thunberg distinguida com Prémio Nobel Alternativo

Jovem ativista Greta Thunberg distinguida com Prémio Nobel Alternativo


Vencedores vão receber cerca de 94 mil euros.


Greta Thunberg foi distinguida, esta quarta-feira, em Estocolmo, com o “Prémio Nobel Alternativo”, também conhecido como “Right Livelihood Award”.

O prémio foi atribuído à jovem ativista "por inspirar e amplificar as exigências políticas para ações para a emergência climática refletindo factos científicos", refere a fundação do prémio, a Right Livelihood, citada pela Reuters.

Além da sueca, de 16 anos, também foram distinguidos com o mesmo galardão o líder indígena brasileiro Davi Kopenawa e a Hutukara Associação Yanomami, de conservação da floresta tropical da Amazónia, a advogada chinesa Guo Jianmei e a defensora dos direitos humanos saraui Aminatou Haidar.

"Distinguimos quatro visionários práticos cuja liderança deu voz a milhões de pessoas na defesa de direitos inalienáveis e na luta por um futuro sustentável para todos no planeta Terra", acrescenta ainda a fundação.

Os vencedores vão receber um prémio de 1 milhão de coroas suecas, o equivalente a cerca de 94 mil euros.

O prémio Prémio Nobel Alternativo foi criado em 1980 pelo filantropo Jakob von Uexkull, com o objetivo de homenagear e apoiar “pessoas corajosas a resolver problemas globais".

{relacionados}