Mulher de Manoel de Oliveira, Maria Isabel Carvalhais, morre aos 101 anos de idade

Mulher de Manoel de Oliveira, Maria Isabel Carvalhais, morre aos 101 anos de idade


Tanto Manoel de Oliveira como Maria Isabel Carvalhais viveram mais de um século, um facto raro entre a população. Ambos faleceram no Porto, cidade natal do casal.


Maria Isabel Carvalhais, mulher do realizador Manoel de Oliveira, morreu esta quarta-feira, aos 101 anos de idade, no Porto, avançou o jornal Público. A causa da morte ainda não é conhecida. 

Maria Isabel, que se casou com o realizador em 1940, quando ela tinha apenas 22 anos, chegou a entrar em algumas das obras do marido: “Inquietude”, em 1998, “Cristóvão Colombo – o Enigma”, em 2007, e no filme autobiográfico do realizador “Visita ou Memórias e Confissões”, em 1992.

Colaborou ainda no documentário de Paulo Rocha "Manoel de Oliveira, o Arquitecto".

Em entrevista ao SOL, em 2007, Manoel de Oliveira falou da mulher e da sua relação, que descreveu como um verdadeiro símbolo de "resistência". Perto de atingir os 100 anos, o realizador confessava: "Não sabemos qual dos dois irá morrer primeiro. Esse é um problema".

O casal protagonizou um caso raríssimo de longevidade, com ambos a viverem mais de um século. Manoel de Oliveira viveu até aos 106 anos, tendo falecido no dia 2 de abril de 2015, e Maria Isabel Carvalhais até aos 101 anos. Tiveram quatro filhos: Manuel de Oliveira, José de Oliveira, Isabel de Oliveira e Adelaide de Oliveira.

O corpo de Maria Isabel Carvalhais estará em câmara ardente durante a tarde de quarta-feira, na Igreja Paroquial de Cristo Rei, na Foz do Douro, no Porto. O funeral irá realizar-se esta quinta-feira.