Cartas para o futuro. O que nos espera daqui a dez anos?

Cartas para o futuro. O que nos espera daqui a dez anos?


Em dia de 10.º aniversário, dez figuras da vida pública portuguesa refletem sobre o futuro do país. Do inverno demográfico às alterações climáticas, passando pelas desigualdades sociais e pela falta de investimento em ciência, as preocupações são unânimes. O que será notícia em 2029? O humorista António Raminhos deixa as suas previsões: avistou-se um português…


Notícias para 2029
Quando o jornal i nasceu, em maio de 2009, já eu estava fora do mundo do jornalismo há uns bons três anos. Fui jornalista no diário A Capital, entre outros, e lembro-me de olhar para o jornal i e pensar: “Ora aqui está uma publicação onde me vejo a regressar ao mundo da informação”. Depois lembrei-me dos ordenados, horários e recibos verdes e preferi continuar no desemprego.

“O que não sabemos hoje, amanhã saberemos”
O jornal i (muitos parabéns pelo aniversário!) pede-me para antever os próximos dez anos. É genericamente simples, embora nos particulares possa ser complicado. 


Os riscos são muitos se nada for feito
Portugal vai ter um confronto com os efeitos na saúde pública e em termos humanos que decorrem das alterações climáticas. Representarão um dos principais desafios do futuro do país. É preciso tomar medidas que possam reduzir esses efeitos.


Um futuro incerto
Portugal é um país com uma população relativamente pequena e uma economia frágil, protegido pela sua integração na UE. Contudo, partilha e é influenciado pelas grandes tendências e problemáticas do desenvolvimento mundial. 


Até 2029, com poesia e guerra

Como será daqui a dez anos, se eu lá conseguir chegar e festejar 84 anos de vida? 


Estamos a lidar mal com a tecnologia
Tenho mais ou menos as mesmas expetativas e preocupações de há 10 anos – há coisas que infelizmente se mantêm, como as injustiças. 


Sustentabilidade não é opção, mas sim obrigação!
Este tipo de pergunta é muito difícil de responder pois, de forma exata, não há ninguém que possa prever o futuro. Podemos, sim, e com base em estudos científicos, fazer projeções tendo por base a história passada, mas há uma coisa que não podemos ignorar: a sustentabilidade do planeta que temos e devemos preservar!

O país daqui a 10 anos?
Portugal daqui a dez anos? Como agora, sabemos que à incerteza e ao risco se juntam, cada vez mais, caminhos erráticos de imprevisibilidade.


O maior desafio é o crescimento económico
Começando pelo país, a minha maior preocupação é a estabilidade política. Ou seja, receio que nos próximos anos, com a degradação do sistema político e com o surgimento de novos partidos como estão agora a surgir, haja uma certa pulverização partidária e seja muito mais difícil do que tem sido até agora ter estabilidade política.