16/9/19
 
 
10 anos de i. Notícias para 2029

10 anos de i. Notícias para 2029

07/05/2019 14:24

Quando o jornal i nasceu, em maio de 2009, já eu estava fora do mundo do jornalismo há uns bons três anos. Fui jornalista no diário A Capital, entre outros, e lembro-me de olhar para o jornal i e pensar: “Ora aqui está uma publicação onde me vejo a regressar ao mundo da informação”. Depois lembrei-me dos ordenados, horários e recibos verdes e preferi continuar no desemprego.

Ser jornalista não é fácil e esse ano de 2009 também não o foi. Economicamente, Portugal metia-se onde não devia e o Cristiano Ronaldo também, salvo seja, já que seria em julho que se daria o escândalo com Kathryn Mayorga.

Cavaco Silva era Presidente e não sabia o que era uma selfie… O turismo enfrentou um dos seus piores anos e o Sporting já não ganhava o campeonato há sete épocas. Passados dez anos, agora em 2019, mudaram algumas coisas. Portugal atravessou uma crise, o turismo é uma bandeira, o Sporting não ganha há 17 épocas e Cavaco Silva continua sem saber o que é uma selfie.

Mais dez anos e o que será 2029? Todos nós gostamos de fazer previsões de um futuro fantástico. Na maior parte das vezes dão em nada. Lembro-me de, nos anos 80, ver a série de ficção científica Espaço 1999. Uma base lunar, extraterrestres, lasers. O que há hoje que havia na série? Calças à boca de sino. Só. 

Mas como é da natureza humana fazer previsões místicas, 2029 pode ser um ano idílico. Elaboro aqui um conjunto de notícias que poderão ser dadas pelo jornal i.

“Pedro Guerra e Manuel Serrão, capa da Men’s Health. Outrora rivais em programas de debates clubísticos, Pedro Guerra e Manuel Serrão têm-se dedicado ao crossfit, nos últimos cinco anos, após perderem uma aposta com o comentador leonino, que entretanto abandonou o programa após 27 temporadas sem ganhar o campeonato”. 

“Foi avistado um português na Baixa de Lisboa. Há dez anos que tal não acontecia, mas na passada segunda-feira foi avistado um português junto aos Armazéns do Chiado. Estava claramente desorientado e foi encaminhado pelas autoridades locais para o seu habitat natural, a Brandoa.”

“Inglaterra prepara saída da União Europeia para maio. Agora é que é!, terá exclamado Theresa May. Nos últimos dez anos, a Grã-Bretanha já saiu e voltou à União Europeia sete vezes, sendo já comparada àquele filho que quer a independência dos pais, mas vai lá a casa buscar as marmitas do almoço e do jantar.” 

“Cristina Ferreira é a nova Presidente da República. A ex-estrela de televisão vai assumir os destinos do país para os próximos cinco anos e já ligou para o novo apresentador das manhãs, Marcelo Rebelo de Sousa.” 

Pode acontecer! Não é provável, mas pode. Se é para divagar, que o façamos como deve ser. Mas o que realmente me incomoda é que, daqui a uma década, a minha filha mais velha já vai ter 18 anos e começo a ficar preocupado porque só faltarão uns seis anos para ela perder a virgindade.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×