"Matar dois coelhos de uma cajadada só" e "a curiosidade matou o gato" são apenas duas das expressões que usamos no dia-a-dia que têm animais como protagonistas. Podemos não nos aperceber nem pensar nisso, mas a verdade é que subjacente têm ideias negativas.
Por isso, uma das associações de defesa animal mais conhecidas internacionalmente, a PETA, dedicou um tweet ao assunto, apelando à criatividade para que as expressões ganhem um sentido mais positivo.
Words matter, and as our understanding of social justice evolves, our language evolves along with it. Here’s how to remove speciesism from your daily conversations. pic.twitter.com/o67EbBA7H4
— PETA: Bringing Home the Bagels Since 1980 (@peta) 4 de dezembro de 2018
"As palavras importam, e à medida que o nosso entendimento de justiça social evolui, a nossa linguagem evolui com ele. Saiba como remover o especismo das suas conversas", escreve a associação, que tem uma história recheada de campanhas polémicas, mas que desta vez optou por uma campanha mais suave.
A publicação, que sugere por exemplo a substituição da expressão "matar dois coelhos com uma cajajada só" por "alimentar dois coelhos com um scone", já foi retweetada mais de 12 mil vezes.