O Canadá legalizou há pouco tempo o consumo de marijuana, e esgotou logo no primeiro dia o stocks do país, deixando as prateleiras vazias. Isto porque a procura foi muito maior que a oferta.
A BBC falou com vários vendedores creditados de Canábis que conseguiram escoar tudo o que tinham logo no primeiro dia. Um deles chegou a ficar sem nada durante uma semana e meia, devido ao fornecedor –o Governo –não ter conseguido dar resposta a todos os pedidos. Agora, vários estabelecimentos consideram restringir o horário de funcionamento das lojas.
De acordo com a Health Canada, os produtores já exportaram mais de 14,5 kg de canábis seco e 370 litros de óleo de canábis.
De acordo com o porta-voz da agência de Cannabis do Quebec, esta é uma situação natural: "Estamos a construir uma nova indústria legal e sabíamos que haveria problemas", afirma.
Em contrapartida, há casos de pessoas que voltaram a recorrer ao tráfico ilegal de marijuana, com a vantagem de ser mais rápido e mais barato que um vendedor oficializado pelo Estado.
Os vendedores dizem ainda que o mercado está a ajustar-se a esta nova realidade, mas defendem que o Governo deve ser mais rápido a licenciar os produtores.