Cancro vai matar este ano quase 10 milhões de pessoas, estima OMS

Cancro vai matar este ano quase 10 milhões de pessoas, estima OMS


Para este ano são estimados mais de 18 milhões de novos casos de cancro e 9,6 milhões de mortes em todo o mundo, segundo a Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS).


De acordo com a IARC, um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres em todo o mundo desenvolve cancro em determinada fase da sua vida e, portanto, acabam por morrer devido a doença oncológica.

Só para este ano, calcula-se que o número de mortes por cancro ultrapasse os 9,6 milhões

“O aumento do peso do cancro deve-se a vários fatores, incluindo crescimento da população e envelhecimento, bem como na mudança de prevalência de alguns tipos de cancro ligados ao desenvolvimento social e económico”, indica a Agência da OMS.

No entanto, devido aos esforços de prevenção feitos por alguns países, houve um decréscimo na incidência de alguns tipos de cancro, como é o caso do cancro do pulmão: registou-se uma diminuição deste tipo de cancro em alguns homens na Europa de Norte e na América do Norte.

Além disso, as estimativas apontam ainda para que metade dos novos casos que vão surgir ainda este ano e mais de metade das mortes devem ocorrer na Ásia, uma vez que se concentra aqui 60% da população global.

No que diz respeito à Europa, esta terá 23,4% dos novos casos e 20% das mortes por cancro. Já na América estima-se que ocorram 21% dos novos casos e 14% da mortalidade e em África menos de 6%.