Quer comprar um carro novo? Compre antes de setembro

Quer comprar um carro novo? Compre antes de setembro


Preços subirão em média 3000 euros


As alterações nos testes às emissões de gases vão fazer com que os preços dos automóveis aumentem. A mudança do NEDC, New European Driving Cycle, para o WLTP, Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, trará, em média, um aumento de 3500 euros no preço de um carro novo.

Passemos a explicar: enquanto o NEDC era aplicado apenas nos países da União Europeia, o WLTP foi criado para abranger várias regiões do mundo. Ou seja, será mais fácil faezr comparações a nível mundial no que diz respeito aos valores de emissões de CO2 e de consumo de combustíveis.

O NEDC era um Sistema criado nos anos 80. Face aos desenvolvimentos tecnológicos que se verificaram nas últimas décadas, foi possível criar o WLTP, que, para além de abranger uma maior área geográfica, é também mais preciso no que diz respeito às medições de gases poluentes.

E por que razão isto faz com que os preços dos automóveis aumentem em Portugal? Tem tudo a ver com a forma como os impostos são aplicados: por cá, o ISV (Imposto Sobre Veículos) varia consoante as emissões de CO2. Ou seja, quanto maior forem, maior é o imposto e, logo, maior é preço a pagar.

E apesar de este imposto ser aplicado em Portugal consoante as regras em vigor, a verdade é que este aumento nos preços nada tem a ver com imposições do governo português: este novo sistema foi imposto não por Portugal, mas pela União Europeia.