Almeida Rodrigues
Viseu – Viseu
Natural de Viseu, o ex-diretor da PJ recorre às memórias de infância e juventude para fazer algumas sugestões de passeio na sua zona. “Recordo-me de ter passeado quando jovem pela Cava do Viriato, os parques do Fontelo e Aquilino Ribeiro, o miradouro de Santa Luzia, o monte de Santa Eufémia em Cepões, as termas de Alcafache, S. Gemil e S. Pedro do Sul. Estes são alguns dos locais que recomendo”, diz. Quanto às suas férias, diz fazer um misto: “Vou para o interior, mas também vou para o Algarve”. No apelo de Marcelo, Almeida Rodrigues vê uma medida extremamente positiva. A cumprir-se o desejo do PR, seria uma iniciativa louvável: “as pessoas do interior merecem ser visitadas.”
Jaime Marta Soares
Coimbra – Vila Nova de Poiares
O presidente da Liga dos Bombeiros e Portugueses e da Mesa da Assembleia Geral do Sporting conhece bem o interior – nasceu e foi autarca de Vila Nova de Poiares. As recomendações começam no concelho: “Vila Nova de Poiares tem zonas muito agradáveis, tem a zona do rio Alva, que tem um pesqueiro de trutas com mais de 8km. Umas aldeias muito bonitas, onde podem descansar à beira rio. Tem o açude da Marinheira na ponte de Mucela que é um sítio maravilhoso de lazer. A serra do Carvalho tem paisagens muito bonitas e onde a olho nu se vê a Serra da Senhora da Boa Viagem e o mar na zona da Figueira da Foz e tem uma panorâmica sobre toda a bacia da Lousã, Poiares e da Serra da Lousã.” Marta Soares fala ainda do centro da vila: tem o Cristo Rei e o jardim de Santo André, fora do vulgar. Há ainda a Serra de São Pedro Dias e as piscinas da fraga. “Poiares tem cerca de uma dúzia de restaurantes onde se pode comer e degustar da gastronomia maravilhosa: a chanfana, o bucho de porco, o cabrito assado e como doce há poiarito [pão doce tradicional de Poiares]. Quando éramos jovens juntavam-se os primos e íamos para o rio aos fins de semana, passávamos lá uma tarde ou um dia e depois íamos àquelas festas de verão.”
Tony Carreira
Coimbra – Pampilhosa da Serra
As raízes de Tony Carreira estão na Pampilhosa da Serra. O cantor não costuma tirar férias, mas sempre que a sua agenda o permite, gosta de fazer umas escapadelas. “Ora à minha terra, onde vou várias vezes durante o ano, ora a várias outras vilas e aldeias do país”, afirma, com orgulho na hospitalidade portuguesa. No seu recente livro, “OHomem que Sou” recorda momentos passados na sua aldeia do interior do país – Armadouro. Gosta muito das praias fluviais, mas é à Praia Fluvial de Pessegueiro, situada na zona da Pampilhosa da Serra, que tem mais ligação. Nadar nas praias fluviais é uma das sugestões que deixa. Andar de barco ou simplesmente passear e respirar o ar puro é o que mais gosta de fazer.
Fernando Ruas
Viseu – Farminhão
O eurodeputado e ex-autarca nasceu em Farminhão – uma aldeia de Viseu – e considera que devem ser criadas mais iniciativas para despertar o interesse das pessoas em visitar o interior. Garante que passa as férias do mês de agosto sempre em Viseu porque considera ser o melhor sítio para o fazer. Apoia a iniciativa de Marcelo Rebelo de Sousa e sugere, também, para além das zonas afetadas, todo o interior de Portugal como destino turístico. Recomenda a cidade de Estremoz, aconselha o vale do Douro, a Sé de Viseu, a Sé da Guarda e a cidade de Castelo Branco que está a ser cada vez mais dinamizada culturalmente. Sugere ainda conhecer as aldeias históricas e fazer percursos pedestres pelo interior.
Jorge Coelho
Viseu – Mangualde
O político socialista nasceu em Viseu e sempre viveu a sua vida entre o interior e o litoral. Conhece muito bem todos os concelhos que foram afetados pelos incêncidos do ano passado e, por isso, apoia a 100% o apelo do Presidente da República porque considera que “tem de haver um esforço dos portugueses para quererem visitar e ver o que já foi recuparado [em um ano]”. As sugestões passam por visitar a Feira de São Mateus, na cidade de Viseu, conhecer a Igreja Nossa Senhora do Castelo e o Palácio dos Condes de Anadia, ambos em Mangualde. Relembra ainda em Viseu, assim como nos outros concelhos que sofreram com os fogos, existem grandes festividades durante todo o ano.
Joaquim Nicolau
Castelo Branco – Serra da Gardunha
Natural da Serra da Gardunha, Castelo Branco, o ator revela algumas das suas sugestões aos portugueses para fazerem férias na sua terra. Viajar pelas estradas nacionais é a principal. “Recomendo visitar uma coisa que está nas bocas do mundo e que vale a pena ir lá” refere-se à zona de Vila Velha de Rodão, onde passa o Rio Tejo e ficou conhecida pela polémica da poluição no Tejo. Sugere também Idanha-a-Nova e a própria Serra da Gardunha. Apesar de atualmente não residir em Castelo Branco, sempre que visita a Gardunha gosta de passear pela serra com o seu pai. Quanto às palavras de Marcelo, Joaquim congratula o chefe de Estado. “É talvez dos melhores apelos que ele tem feito ultimamente”.