Allianz apresenta lucro de 1,9 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2018

Allianz apresenta lucro de 1,9 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2018


As receitas totais aumentaram de 0,7% face ao mesmo período do ano passado, fixando-se nos 36,5 mil milhões de euros


Nos primeiros três meses do ano, o rendimento líquido atribuível aos acionistas do grupo Allianz subiu para os 1,9 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 6,8% em relação ao primeiro trimestre de 2017. Segundo a empresa, o resultado foi impulsionado "por um maior investimento não operacional, uma redução em despesas de reestruturação e uma taxa efetiva de imposto inferior".

As receitas totais aumentaram de 0,7% para 36,5 mil milhões de euros, em comparação com os 36,2 mil milhões de euros registados no período homólogo de 2017. 

O crescimento da receita interna, que ajusta os efeitos de câmbios e de consolidação, foi de 4,9% com contribuições positivas de todos os segmentos de negócio. 

Já o lucro operacional caiu 6,0% – o que corresponde a 176 milhões de euros -, atingindo os 2,8 mil milhões de euros. 

O grupo Allianz explica que "os principais impulsionadores da redução foram as conversões cambiais de 142 milhões de euros e o benefício de 148 milhões de euros no ano anterior, relacionado com a administração de pensões corporativas".

O desempenho operacional do trimestre corresponde a 25% da meta de lucro operacional do grupo definida para este ano, "o que confirma o bom caminho dos resultados anuais", refere a companhia de seguros.

“A Allianz teve um bom começo este ano. Registámos aumentos tanto em receitas como em resultados, ainda que a volatilidade do mercado se tenha destacado a um nível operacional no primeiro trimestre. Este bom desempenho coloca a Allianz no caminho certo para cumprir os seus objetivos de 2018”, afirma Oliver Bäte, CEO da Allianz SE.

O lucro líquido básico por ação (EPS) subiu para 4,46 euros. A análise da rentabilidade dos capitais próprios (RoE) foi de 13,8%, quando comparada com os 11,8% registados em 2017. A capitalização do Índice de Solvência II permaneceu firme com os 225% registados no final do trimestre, em comparação com os 229% assinalados no final de 2017.

A 27 de Abril de 2018, o grupo Allianz concluiu a aquisição das minorias da Euler Hermes e retirou as ações da Euler Hermes da Euronext Paris. Para a empresa, "esta operação marcou um passo importante na estratégia do Grupo Allianz, na implantação de capital em negócios estratégicos que proporcionem sólido desempenho operacional e fortaleçam posições em mercados centrais, particularmente em seguros de Propriedade e Acidentes".

O grupo concluiu também o seu segundo programa de recompra de ações, lançado no inicio de 2018, com um volume de 2 mil milhões de euros e um total de 10,4 milhões de ações no início de maio.