‘Cunha’ para Manuel Pinho. Sócrates e Salgado encontravam-se muitas vezes

‘Cunha’ para Manuel Pinho. Sócrates e Salgado encontravam-se muitas vezes


A garantia é dada por Ricciardi, que diz que as reuniões eram frequentes e até terá sido o banqueiro quem indicou Manuel Pinho para o Governo. Agora, Salgado foi constituído arguido no processo que envolve a EDP, precisamente por suspeitas de ter corrompido o ex-ministro da Economia, por forma a beneficiar a EDP e, indiretamente,…


José Maria Ricciardi, ex-presidente do BESI, diz «ter a certeza» de que havia reuniões frequentes entre Ricardo Salgado e José Sócrates. A afirmação foi feita aos investigadores do Ministério Público em 17 de fevereiro do ano passado, no âmbito da Operação Marquês.

Este depoimento contraria o que Salgado e Sócrates tinham dito nos interrogatórios do mesmo processo, em que afirmaram não ter relações próximas e apenas falarem em circunstâncias formais. 

Ricciardi adiantou mesmo que havia uma «grande intimidade» entre os dois homens, apesar de Salgado se movimentar sempre «com discrição», e que a proximidade entre ambos «chegou a tal ponto» que terá sido Ricardo Salgado a indicar Manuel Pinho para o Governo de Sócrates. 

Saiba tudo na edição impressa do SOL deste fim de semana

Felícia Cabrita e Joana Marques Alves