A Autoridade de Conduta Financeira britânica multou o banco de investimento norte-americano por tre omitido transações no valor de 68,5 milhões de libras realizadas entre 12 de fevereiro de 2014 e 6 de fevereiro de 2016.
A multa já inclui uma redução de 30%, dado que o Merrill Lynch, que faz parte do Bank of America, aceitou chegar a um acordo no início da investigação.
Esta é a primeira coima no Reino Unido em aplicação do EMIR (European Market Infrastructure Regulation). A União Europeia adoptou este regulamento após a crise financeira de 2008 com o objetivo de reforçar a supervisão e reduzir os riscos de futuras crises e a sua gravidade.
Por seu lado, o Bank of America Merrill Lynch revelou que contactou as autoridades britânicas logo a seguir a ter conhecimento das irregularidades e salientou que está "totalmente empenhado" em cumprir as normas EMIR.
Em comunicado, assegurou ainda que melhorou os procedimentos de supervisão interna e disse que "nenhum cliente foi afetado financeiramente" por esta situação.