O Bloco de Esquerda já entregou no parlamento um projeto de resolução a recomendar ao governo que promova uma campanha de informação sobre a vacinação. Os bloquistas pretendem ainda que os centros de saúde entrem em contacto com urgência com os pais das crianças que não estão a cumprir o plano de vacinação.
“No imediato, é necessário estabelecer contacto com todos os utentes, com e sem médico de família atribuído, e cujas crianças a cargo não estejam a cumprir o seu plano de vacinação”, diz o diploma.
Com o objetivo de conseguir um “aumento da adesão voluntária à vacinação”, o Bloco de Esquerda propõe “a realização de campanhas de sensibilização e informação dirigidas à população em geral. Estas campanhas devem ser regulares e lembrar as pessoas sobre a gratuitidade do plano nacional de vacinação, sobre as vacinas incluídas e as idades de toma de cada uma destas vacinas. Deve sublinhar sempre os enormes ganhos que representa a vacinação universal”.
O Bloco defende que “as crenças e receios infundados em relação às vacinas” devem ser “combatidos por via da informação”.