Leite. Mercado de bebidas alternativas ganha terreno

Leite. Mercado de bebidas alternativas ganha terreno


O consumo tem vindo a aumentar e as alternativas também 


Nunca se falou tanto de dúvidas sobre o consumo de leite de origem animal, nem de leites alternativos. A reforçar esta trajetória ascendente na procura de soluções para quem quer ter alternativas, uma startup da Califórnia promete criar um outro nicho de mercado. Falamos de um “leite sintético” que está a ser desenvolvido pela Perfect Day e que não é à base nem de arroz, nem de amêndoas nem de avelãs. De acordo com a empresa, 98% da composição é água. Tudo o resto resulta de um cruzamento entre bioengenheria genética e técnicas ancestrais de fermentação.

No entanto, a empresa já fez saber que não quer ficar por aqui e promete revolucionar toda a gama de produtos sem lactose. O produto deve chegar ao mercado no final deste ano, sendo o leite sintético já considerado por muitos uma das novas tendências alimentares dos próximos anos.

No entanto, a criação de alternativas não é novidade. Já existem várias versões de leite vegetal, criadas a partir de soja, arroz, aveia, amêndoa ou até avelã, e têm estado a ganhar terreno entre os consumidores. Em 2015, os dados mostravam que, em Portugal, as bebidas de soja ou outros vegetais estavam a crescer a dois dígitos, enquanto o leite continuava a cair. Por esta altura, o consumo deste tipo de bebidas alternativas já tinha disparado 19% em apenas um ano.

A mudança nos hábitos dos consumidores foi de tal forma significativa que acabou por surgir de braço dado com outras mudanças. Este tipo de produtos passou a ter mais destaque nos supermercados e podem ser procurados na secção reservada aos laticínios. 

Dados da Nielsen mostravam que, por exemplo, entre agosto de 2014 e agosto de 2015 tinham sido vendidos 18,8 milhões de litros de bebidas feitas à base de soja.