Ministério da Saúde recusou esclarecer substituição do presidente do Infarmed

Ministério da Saúde recusou esclarecer substituição do presidente do Infarmed


Henrique Luz Rodrigues chegou ao limite de idade na função pública e vai ser substituído


A médica Maria do Céu Machado vai substituir Henrique Luz Rodrigues à frente do Infarmed, avançou a SIC.

Luz Rodrigues completou 70 anos esta semana. O i sabe que chegou a estar em cima da mesa uma extensão do seu mandato, algo que não caiu bem no setor dado que os 70 anos são o limite de idade na função pública. É ao atingir esta idade que os diretores de serviço hospitalares têm de retirar-se do SNS. E o diretor-geral da Saúde, Francisco George, também já confirmou que sairá em outubro, quando chegar à mesma idade. Embora exista uma recomendação do parlamento para que esta regra, que vigora desde 1929, seja revista, isso ainda não aconteceu.

Esta semana o i solicitou esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre a situação do presidente do Infarmed, perguntas a que a tutela recusou dar resposta.

O i sabe que a informação sobre quem será a nova presidente da instituição, que começou a ser falada ontem ao final do dia, apanhou os funcionários do Infarmed de surpresa pois havia a expectativa da continuidade do dirigente até ao término dos 70 anos, portanto quando completasse 71 anos a 30 de março do próximo ano.

Henrique Luz Rodrigues, até então  presidente da comissão de farmácia e terapêutica do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, tinha assumido as funções em janeiro de 2016.