Chama-se a isto solidariedade geracional. Recordo-o porque ouvimo-lo tantas vezes que o desconhecemos. O quanto custa. O quanto a solidariedade pressupõe de abnegação e de renúncia.
A Escola Básica e Secundária de Carcavelos fechou as portas. Ao que parece, recebeu obras em 2012, mas não há verbas para pagar a sua manutenção, muito caras devido a essas mesmas obras. Durante a intervenção da troika o país indignou-se com o fecho de escolas e agora pouco liga ao encerramento de uma com 1900. O que interessa é que, apesar das reposições salariais, das pensões e da distribuição de benesses pelas corporações, o objectivo do défice tenha sido alcançado, mesmo que escolas fechem e hospitais não paguem a fornecedores.
PCP e BE exigem mais férias e feriados na ânsia de satisfazer a massa assalariada. Eu que sou liberal, católico e de direita, não vejo onde é que o Estado social entra nesta nova equação da esquerda socialista, laica e republicana. Estado social é cuidar dos pobres e não dos interesses eleitorais dos partidos. Estado social implica uma consciência que não se limita ao aqui e agora. São também os que virão. Isto é um país. É ser patriota. Infelizmente, nunca vi tanto egoísmo como este ano.
Advogado.
Escreve à quinta-feira