O Conselho Superior da Magistratura recebeu esta terça-feira uma queixa de José Sócrates contra o juiz Carlos Alexandre.
A nota deste órgão de gestão e disciplina dos juízes revela apenas que o Conselho "confirma ter recebido, no dia de hoje, 27 de setembro, uma queixa do senhor engenheiro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, contra o senhor juiz de Direito Carlos Alexandre, com conteúdo sobre o qual o CSM não se pronuncia e que seguirá a sua normal tramitação".
O Conselho irá analisar a entrevista dada pelo juiz Carlos Alexandre à SIC, mas aguarda primeiro pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa sobre o pedido de afastamento do mesmo, movido pelo antigo primeiro-ministro.
"A apreciação que cabe ao Conselho não se confunde com aquela que é pedida ao Tribunal da Relação. Todavia, a coincidência temporal de uma e de outra é suscetível de prejudicar a perceção pública da cabal distinção destes planos", refere um comunicado do mesmo órgão, datado de 15 de setembro.
O pedido de afastamento do juiz da Operação Marquês e a queixa agora apresentada por José Sócrates surgem no seguimento de uma entrevista dada à SIC, qual disse sentir-se escutado no seu dia-a-dia e que não é rico, nem tem amigos que o sejam.