MP investiga benefícios políticos a Universidade Europeia

MP investiga benefícios políticos a Universidade Europeia


Chefe de gabinete de ex-secretário de Estado do Ensino Superior, do tempo de Nuno Crato, foi sócio da sociedade que detinha a ISLA- Lisboa antes de ir para o Governo. Esteve envolvido na passagem do instituto a Universidade Europeia.


O chefe de gabinete do ex-secretário de Estado do Ensino Superior João Queiró está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de beneficiar a Universidade Europeia, através da sua influência política. João Atanásio ocupou o cargo de chefe de gabinete entre 2011 e 2013, período em que assinou documentação relativa ao processo de alteração de estatutos do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA– Lisboa) para Universidade Europeia. Uma das questões que se coloca é que Atanásio tinha sido até entrar para o Governo sócio da sociedade detentora da Ensilis, SA, que era dona do ISLA-Lisboa.

Segundo a Procuradoria-Geral da República existe «um inquérito a correr termos no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, o qual se encontra em investigação e está em segredo de justiça».
Em 2013, o jornal i revelou algumas das alegadas irregularidades que estão agora a ser passadas a pente fino pelos investigadores, bem como as ligações próximas de João Atanásio à Universidade Europeia.

Leia o artigo completo no site do Semanário SOL