Espanha vai aumentar imposto sobre as empresas

Espanha vai aumentar imposto sobre as empresas


Medida foi anunciada esta terça-feira para evitar sanções de Bruxelas.


O governo espanhol vai aumentar o imposto sobre as empresas para evitar as sanções da União Europeia por violação da regra do défice acima dos 3%.

"Vamos propor uma medida para o imposto sobre empresas" para conseguir uma receita adicional de 6 mil milhões de euros, anunciou o ministro da Economia, Luis de Guindos numa conferência de imprensa em Bruxelas, depois dos ministros das Finanças da UE (Ecofin) terem confirmado a abertura de um processo de sanções a Espanha e a Portugal.

Esta medida, que não será aprovada pelo governo em funções, representa um "compromisso claro da Espanha para reduzir o défice público abaixo dos 3% em 2017", afirmou Luis de Guindos.

O ministro revelou ainda que o aumento do imposto será acompanhada de uma poupança de 1.500 milhões de euros no pagamento de juros da dívida e de uma melhoria na luta contra a fraude fiscal, que poderá render mil milhões de euros adicionais.

De Guindos manifestou a sua convicção de que a multa a aplicar ao país "será zero" na medida em que seria um "grande paradoxo" impor uma multa a uma economia "cresce e cria emprego". 

"Cada dia estou mais convencido de que não vai haver sanção", frisou.