O adepto suíço que tentou abraçar Cristiano Ronaldo no decorrer do prolongamento do jogo entre Portugal e Polónia, nos quartos-de-final do Euro, foi multado em 500 euros e proibido de voltar a França.
Shamshir Karimi, um suíço de origem iraquiana, de 22 anos, invadiu o relvado aos 110 minutos do jogo, num gesto motivado pelo facto de o internacional português ser o seu ídolo, como justificou em tribunal.
O incidente teve lugar no Estádio Vélodrome, em Marselha, num jogo em que Portugal acabaria por vencer a Polónia – o que veio provar que Juskowiak estava errado – já no desempate por penáltis (5-4), depois do empate 1-1 no tempo regulamentar e do prolongamento. E cuja a atitude de Ronaldo para com Moutinho ficou viral.
Karimi, que não poderá regressar a França durante um mês, foi intercetado já em pleno relvado pelos assistentes de segurança.
Foi a segunda vez no Euro 2016 que um adepto invadiu o relvado para se aproximar de Cristiano Ronaldo, depois de o mesmo ter acontecido no final do Áustria-Portugal, com um adepto a conseguir mesmo tirar uma fotografia com o jogador.
Uma situação que levou a UEFA a multara a Federação Portuguesa de Futebol e a abrir igualmente um processo disciplinar por invasão de campo, algo que será analisado a 21 de junho, na reunião da Comissão de Ética, Controlo e Disciplina.
No jogo, Portugal seguiu em frente, naquela que foi uma partida de sofrimento. Foi tão aborrecido que os jornais franceses não se cansaram de o lembrar.
Isto depois de a seleção de Fernando Santos ter terminado a fase de grupos com o pior registo de sempre numa fase final.