Marcelo vai sentar-se no lugar que ocupou há 50 anos na faculdade

Marcelo vai sentar-se no lugar que ocupou há 50 anos na faculdade


A biblioteca da Faculdade de Direito de Lisboa vai trocar o silêncio dos livros pelo ruído de talheres no jantar dos 50 anos do curso de 1966


O que têm em comum Marcelo Rebelo de Sousa, João Soares, Vítor Dias, José Pacheco Pereira, João Seabra e Vítor Melícias?

Foram todos colegas de carteira na Faculdade de Direito de Lisboa.

A primeira vez que se juntaram no cimo da alameda da Universidade foi há cinquenta anos. Corria o ano de 1966.

Dia 17, sexta-feira da próxima semana, voltam a sentar-se, lado a lado, para tirar uma fotografia de grupo no anfiteatro do 1.º ano, ocupando os mesmos lugares de há meio século!

A foto de família antecede um jantar dos 50 anos do curso jurídico de 1966 da Faculdade de Direito de Lisboa, com mesa posta na biblioteca da instituição.

“O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi um dos primeiros a inscrever-se e tem sido um dos principais entusiastas do jantar”, confidenciou ao i um dos antigos alunos que vai marcar presença no encontro.

O curso de 1966 arrancou em outubro com 375 alunos ordinários, dos quais apenas 90 mulheres (uma em cada quatro alunos).

Era obrigatório ir às aulas, que só aconteciam de manhã, de segunda-feira a sexta-feira. Havia também 301 alunos voluntários. Estes não eram obrigados a frequentar as aulas, mas tinham de fazer aquilo que então se chamava “frequências” (correspondendo às atuais “provas de aferição”, na linguagem dos nossos dias).

Entre os professores mais célebres de então, destaque para Marcello Caetano, catedrático de Direito Constitucional. Tinha como assistentes Diogo Freitas do Amaral e Miguel Galvão Telles.

40 euros pelo jantar… e segurança Além de Marcelo Rebelo de Sousa, o nome mais ilustre entre os que já confirmaram presença, na próxima semana vão juntar-se na biblioteca da Faculdade de Direito de Lisboa, Jorge Braga de Macedo, Leonor Beleza, João Soares, Vítor Dias, José Pacheco Pereira, Carlos Beja, João Lima Pimentel, José Tadeu Soares, Sousa Uva, Marcelo Curto, Manuel Fernandes Pereira, Fernando Ramos Machado, Luís Pinheiro de Almeida, Carlos Albino, João Amaral, João David Nunes, Luísa Guerreiro, Francisco Bélard da Fonseca, Luís Filipe Rocha, Manuel da Silva Pereira, João Seabra, Vítor Melícias, António Santos Carvalho, João Amaral, Jashavantilal Hirgee, José António Barreiros, Nuno Caldeira da Silva, Rita Luzes, Clemente Galvão e Vasco Pimentel Galvão.

Este é o quinto jantar de antigos alunos do curso de 1966. Cada um vai pagar agora 40 euros. Mas, como disse fonte da organização ao i, “este valor inclui, além da refeição, foto de família, placa… e segurança”.