França. Paris sitiada pelas cheias [fotogaleria]

França. Paris sitiada pelas cheias [fotogaleria]


O mês de maio é habitualmente o mais chuvoso do ano em França, mas este ano está a bater todos os recordes – cerca do dobro da média dos últimos 30 anos –, afetando particularmente o  centro do país e a região de Paris, pela subida ininterrupta das águas do rio Sena.


Nos últimos dias, milhares de pessoas foram evacuadas das suas casas, bairros inteiros, no vale do rio Loing (afluente do Sena) e pelo menos uma pessoa morreu. O Loing ultrapassou os níveis das cheias registadas em 1910 e a enchente tem vindo a desenvolver-se em direção ao Sena, que atravessa Paris. Os meteorologistas preveem que as águas continuem a subir até sábado.

Por isso, e como prevenção, dois dos mais importantes museus de Paris – o Louvre e o Orsay – vão estar encerrados amanhã, para poderem pôr a salvo as obras que estão em zonas sujeitas a inundação e colocá-las em andares superiores.

Os serviços de transportes públicos também estão a ser afetados, com vários troços encerrados nas linhas de comboio, metro e autocarro em Paris.