Desta vez foi em Hanói, no Vietname, onde se encontra na sua primeira visita oficial ao país. Barack Obama foi jantar com o chefe Anthony Bourdain, no âmbito do seu programa "Parts Unknown", numa tasca, com bancos de plástico, como se pode ver na fotografia publicada no Instagram do crítico gastronómico norte-americano.
O menu? Noodles e cerveja vietnamita. O preço do jantar? Seis euros. E quem ofereceu foi Bourdain – ou pelo menos é o que garante num tweet.
Total cost of bun Cha dinner with the President: $6.00 . I picked up the check . #Hanoi
— Anthony Bourdain (@Bourdain) May 23, 2016
Uma situação que apanhou muita gente de surpresa, nomeadamente a dona do restaurante. Nguyen Thi Lien sabia que ia aparecer a equipa de um programa de televisão estrangeira, mas nunca lhe passou pela cabeça que o Presidente dos EUA aparecesse. “A sua presença no nosso restaurante foi uma grande surpresa para toda a minha família. Nunca imaginámos uma coisa destas, nem nos nossos sonhos”, lê-se no Guardian.
Os Serviços Secretos e a polícia vietnamita tomaram (obviamente) todas as precauções e cortaram o trânsito nas ruas à volta do restaurante, isolando assim o local. Mas isso não impediu que uma multidão se juntasse à porta do estabelecimento para cumprimentar o líder norte-americano.