Lançar um álbum há muito deixou de ser apenas lançar um álbum. E os Radiohead podem muito bem estar a preparar um lançamento inesquecível. A suspeita foi levantada pelo jornal inglês “The Guardian” depois da banda liderada por Thom Yorke ter apagado toda a sua presença na internet – site e redes sociais. Afinal, em 2000, já os Radiohead nos cantavam, no álbum “Kid A”, sobre “How To Disappear Completely”.
Foi ainda no domingo que todas as plataformas associadas à banda foram, ao longo do dia, apagando os seus conteúdos. A cada dez minutos, mais textos, mais imagens, mais vídeos foram desaparecendo. Tudo até ao momento em que, já durante o dia de ontem, nada mais sobrava sem ser o branco, tendo o mesmo acontecido no Twitter de Thom Yorke. O único espaço virtual onde os Radiohead ainda existem é o Youtube, onde é possível encontrar os vídeos da banda. Horas antes de começar a desaparecer digitalmente, no sábado a banda bombardeou os fãs ingleses com uma espécie de email-flyer onde se podia ler: “Sing the song of sixpence that goes ‘Burn the witch’. We know where you live.”
Habituados a que a banda procure sempre quebrar barreiras, inovar e surpreender, os fãs passaram os últimos dois dias em fóruns, com as mais variadas teorias da conspiração sobre o significado deste desaparecimento. A teoria mais comum é que pode arrancar a contagem decrescente para a apresentação do novo álbum, o nono de estúdio, lançado cinco anos depois de “King of Limbs”. O manager dos Radiohead, Brian Message não confirma a data de lançamento, mas em abril tinha falado de junho como o mês provável para que este trabalho visse a luz do dia. Na mesma altura, acrescentou: “O novo álbum dos Radiohead será diferente de tudo o que alguma vez ouviram.”
Apesar de ainda que não ser conhecido nada acerca deste novo álbum, o que já se sabe são as datas dos concertos. A banda começou por anunciar a ida a Espanha, onde estarão no Primavera Sound, em Barcelona, e a Portugal, onde são cabeças de cartaz doNOS Alive, em Lisboa. Depois, há cerca de dois meses, a banda anunciou que estas datas se incluem na sua próxima tournée internacional, intitulada W.A.S.T.E., que terá início em maio e terminará em outubro, e que envolve passagens pela Cidade do México, Amesterdão, Londres, Paris, Nova Iorque e Los Angeles, entre outras cidades.
Numa era onde parece ser obrigatória uma presença digital para se existir de facto, os Radiohead podem muito bem estar a preparar-se para redefinir o olhar que se tornou transversal na sociedade de hoje em dia.