Quatro dias de networking internacional com todas as possibilidades de reabertura de várias parcerias indispensáveis para estimular o negócio no setor da construção e obras públicas. Até o emblemático Túnel do Marão, um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros que se insere na Autoestrada do Marão, foi iniciado em 2009 e sofreu três paragens, poderá ser inaugurado no último dia da Tektónica 2016. Coincidência feliz.
A Tektónica é o local de referência para profissionais e público encontrarem soluções para obras necessárias e desejadas num movimento, de novo a crescer, que reafirma o negócio da construção como um dos pilares da força da nossa economia. É também simbólico que esta feira abra com as Jornadas Tektónica da Construção Sustentável na Lusofonia, subordinadas ao tema “O Papel da Engenharia e da Arquitetura no Desenvolvimento da Economia Empresarial ”.
Isto sem esquecer o Portugal Constrói (uma mostra de produtos das principais empresas portuguesas exportadoras), o Espaço Inovação, a refletir toda a capacidade inovadora das empresas expositoras, as ações de formação das Academias Tektónica, o espaço Tektónica no Mundo e a sempre esperada divulgação dos prémios Tektónica, galardões de referência do setor da construção e das obras públicas.
Nos pavilhões da FIL ver-se-á, nestes quatro dias, do melhor que existe em pavimentos, em revestimentos cerâmicos, em equipamento para banhos e cozinha, uma variedade enorme de materiais e equipamentos para a construção, exposições de pedras naturais, soluções energéticas renováveis e sustentáveis, máquinas modernas e até o que de melhor se faz em madeira e cortiça para a construção.
Mas o que a Tektónica 2016 confirmará é que a reabilitação urbana continua na ordem do dia, sendo uma das mais importantes áreas de negócio do setor, hoje um desafio indispensável das cidades que querem renovar-se e que, para isso, também apostam no conhecimento e na tecnologia mais avançada que as várias artes deste setor vão adquirindo.
Uma realidade que seguramente terá expressão elevada e visível nos prémios Tektónica 2016, distinções que contemplam a arquitetura, a engenharia, a reabilitação urbana, a eficiência energética, a exportação, a inovação e a formação profissional. O melhor que um setor tão importante para a economia pode projetar como exemplo vai estar em exposição na FIL como um sinal exterior da nossa própria recuperação.
Presidente da APEMIP