Três formas de manter ‘certinhos’ os níveis de colesterol

Três formas de manter ‘certinhos’ os níveis de colesterol


Nunca devemos dispensar os medicamentos receitados pelo médico. Mas existem alguns hábitos que podem ajudar os níveis de colesterol a manterem-se no sítio certo – não muito baixo (já que ajuda no processo de digestão e na produção de vitamina D), nem muito alto (pois pode entupir as artérias e provocar doenças cardiovasculares).


De acordo com o médico Memeth Oz, citado pelo site da apresentadora Oprah Winfrey, existem três rotinas que devem fazer parte do nosso dia-a-dia, de forma a conseguirmos este equilíbrio:

1. Consumir muitas leguminosas: Feijões, lentilhas e grão ocupam o topo da lista. Ingerir pelo menos uma vez por dia estes alimentos ajuda a diminuir o ‘colesterol mau’ em pelo menos 5%.

2. Uma maçã por dia, não faz ideia do bem que lhe fazia: Um estudo realizado em 2013 comparou os resultados do consumo diário de estatina – fármacos usados no tratamento da hipercolesterolemia e na prevenção da aterosclerose – e de maçãs. Conclusão: têm exactamente o mesmo efeito no que diz respeito à prevenção de ataques cardíacos, enfartes e outras doenças cardiovasculares.

3. Mexa-se: Fazer exercício aumenta os níveis do ‘colesterol bom’, explica o médico norte-americano. De acordo com estudos recentes, citados pelo site, cada vez que o ‘colesterol bom’ sobe, o risco de doenças cardíacas diminui cerca de 3%. Dr. Oz recomenda pelo menos 30 minutos de exercício por dia, cinco vezes por semana.