Phife Dawg, co-fundador de A Tribe Called Quest, morre aos 45 anos

Phife Dawg, co-fundador de A Tribe Called Quest, morre aos 45 anos


Foi o produtor de hip-hop Statik Selektah que anunciou a morte do rapper no Twitter. Tinha 45 anos 


O rapper morreu "devido a complicações relacionadas com a diabetes", confirmou a família. Phife Dawg, um dos co-fundadores do mítico conjunto A Tribe Called Quest, tinha um historial longo de problemas de saúde. Em 1990 foi-lhe diagnosticado diabetes e em 2008 recebeu um transplante de fígado. Morreu ontem, segundo confirmou o produtor Statik Selekt na sua página de Twitter.

Foi em 1988 que Phife Dawg, nascido Malik Taylor, criou A Tribe Called Quest, a meias com Q-Tip e Ali Shaheed Muhammad, companheiros de adolescência na atribulada Queens. Um ano depois surgiu “Description of a Fool”, ano em que assinaram contrato com a editora Jive. Seguiu-se um dos grandes discos de hip-hop da história: “People’s Instinctive Travels and the Paths of Rhythm”.

A par disto Phife Dawg teve ainda tempo para um disco a solo “Ventilation: Da LP”, em 2000, que contou com produção de J Dilla e de Pete Rock. A última performance ao vivo foi em 2015, com A Tribe Called Quest, quando atuaram com os The Roots no “The Tonight Show”.

O hip-hop perdeu um dos seus astros. E a música, no geral, também.